Ricardo Neves-Neves

Transatlântico

2022

Estamos numa sala de espera. Quem aqui chega prepara-se para fazer uma viagem de um lado ao outro do Atlântico. São muitos os que hão de passar neste lugar, muitos os que se hão de cruzar enquanto aguardam, muitas as histórias que hão de caber neste tempo. Transatlântico é o encontro de Ricardo Neves-Neves com a Companhia Maior, coletivo de atores e atrizes com mais de 60 anos que, todos os anos, é dirigido num espetáculo por artistas, ou coletivo artístico, diferentes. Em tom de farsa, comédia ou melodrama, o encenador continua o seu trabalho de dramaturgia musical, levando a palavra cantada para o palco, e descobrindo novos caminhos com este grupo de intérpretes tão especial.

Politicas Culturais, Investigação, Vida Ativa

Debate
Sábado, 25 de junho, 16h
Jardim de Inverno, São Luiz Teatro Municipal

Maria José Fazenda, Paula Varanda, Ricardo Neves-Neves, Sara Brighenti e Sibila Marques discutem o projeto da Companhia Maior. Contextualizando o seu valor artístico e a sua ação com a urgência de explorar outras leituras e outros lugares do envelhecimento ativo, contribui-se para o debate de políticas públicas, de emprego na cultura, e mais adequadas para a saúde e bem-estar dos mais idosos.

Moderação
Paula Varanda – Presidente da Direção da Companhia Maior. Doutorada em estudos artísticos e humanidades pela Middlesex University (Londres). Investigadora do IHA Instituto de História da Arte, FCSH-Universidade Nova de Lisboa. Professora convidada da FCSH-UNL no Mestrado em Artes Cénicas.

Convidados
Maria José Fazenda – Professora Coordenadora na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Doutorada em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CRIA-Centro de Investigação em Antropologia, Polo ISTCTE-IUL. Associada da companhia Maior.

Ricardo Neves-Neves – Director artístico do Teatro do Eléctrico. Licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema e Especialista em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa. Encenador da peça Transatlântico, com a Companhia Maior em 2022.

Sara Barriga Brighenti – Subcomissária Plano Nacional das Artes. Mestre em Artes Visuais (1999, École Sint Lukas, Bruxelas) e Pós-graduada em Museologia e Património – FCSH Universidade Nova de Lisboa.

Sibila Marques – Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Social e das Organizações (ECSH) e Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL. investigadora no CIS-IUL – Centro de Investigação e de Intervenção Social.

Duração: 2h
Entrada livre sujeita à lotação da sala.

Oficina de Dança e Música

Sexta, 24 de junho, 10h – 12h

Kimberley Ribeiro e Michel propõem aos participantes desta oficina trabalhar, através do movimento e da música, a presença e a representação do corpo, a emoção e a reflexão. Com música interpretada ao vivo por Michel e através de exercícios simples de improvisação, convocam-se nesta sessão todos os sentidos e abrem-se possibilidades de escuta do corpo e de interação com o outro.

Máx. 25 participantes
Entrada gratuita
Pré-Inscrição obrigatória: companhiamaior@gmail.com
Não existem requisitos específicos.

Foto: © Clara Parente

Oficina de Rádio

Domingo, 26 de junho, 10h – 12h

Carlos Fernandes, Júlia Guerra e Mário Figueiredo, nomes que integram o elenco da Companhia Maior, dedicaram grande parte das suas carreiras à rádio. Criaram, dinamizaram e deram voz durante muitos anos a inúmeros programas de rádio, atuando nas suas diversas vertentes. Uma viagem por outros tempos da rádio, descobrindo o que se passava verdadeiramente na criação e condução de um programa, na locução, na sonoplastia e no serviço das horas.

Máx. 12 participantes
Entrada gratuita
Pré-Inscrição obrigatória: companhiamaior@gmail.com
Não existem requisitos específicos.

Ficha Técnica e Artística

Encenação e Dramaturgia
Ricardo Neves-Neves

Elenco da Companhia Maior
Carlos Fernandes
Carlos Nery
Catarina Rico
Cristina Gonçalves
Edmundo Sardinha
Elisa Worm
Isabel Simões
João Silvestre
Júlia Guerra

Kimberley Ribeiro
Manuela de Sousa Rama
Maria Emilia Castanheira
Maria Helena Falé
Maria José Baião
Mário Figueiredo
Michel
Paula Bárcia

Figurinos Rafaela Mapril
Caracterização e Cabelos Cidália Espadinha
Desenho de Luz Luís Duarte
Vídeo Rute Soares
Sonoplastia Sérgio Delgado

Assistência de Encenação Rita Carolina Silva e Vítor Oliveira
Segundos Assistentes de Encenação André Magalhães, Andrew Santos, António Ignês, Inês Félix, Juliana Campos
Comunicação e Assessoria de Imprensa Mafalda Simões
Produção Andreia Alexandre
Produção Executiva Adriana Gonçalves
Produção Culturproject Nuno Pratas
Assistente Produção/Figurinos Eliana Lima
Difusão José Leite

Residência Espaço do Tempo

Coprodução São Luiz Teatro Municipal, Cineteatro Louletano, Companhia Maior, Teatro do Eléctrico, Culturproject

O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/ Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista

A Companhia Maior é apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do RAAML, e ainda pela Fundação GDA, Espaço do Tempo e Junta de Freguesia de Belém.

Agradecimentos

Igreja de Santo António de Campolide
Culturgest 

Apresentações

23 a 26 Junho 2022
Teatro Municipal São Luiz

8 e 9 Julho 2022
Cineteatro Louletano, Loulé

M14 / 60 MIN

Fotos: © Bruno Simão

© Companhia Maior