LOGO COMPANHIA MAIOR 2

Laboratório Criativo

Dança e Teatro

Abril a Junho

Em 2025 inauguramos em parceria com a Casa do Jardim da Estrela um espaço de criatividade e comunidade, coordenado pelo elenco da companhia maior, privilegiando a participação e visibilidade da população sénior nas artes e na sociedade. Este programa oferece a experiência prática da dança e do teatro num ambiente dinâmico e criativo e estimula a expressão individual e o bem-estar coletivo. 

Maria José Baião, Júlia Guerra, Carlos Nery, Paula Bárcia, Catarina Rico, Elisa Worm, Maria Emília Castanheira, Michel e Kimberley Ribeiro são os membros do elenco da Companhia Maior (70 a 92 anos) que vão partilhar a sua experiência e dirigir a primeira edição do Laboratório Criativo, com cinco sessões às 4ªs feiras à tarde. Toda a informação das sessões e inscrições conforme o programa abaixo.  

Teatro Espelho da Vida

Coordenação Maria José Baião
Quarta, 9 Abril, 15h – 18h

A Voz e o Corpo

Coordenação Júlia Guerra e Carlos Nery
Quarta, 23 Abril, 15h – 18h

Chapéus há Muitos

Coordenação Paula Bárcia e Catarina Rico
Quarta, 7 Maio, 15h – 18h

A Pessoa da Pessoa na minha Pessoa

Coordenação Elisa Worm e Maria Emilia Castanheira
Quarta, 14 Maio, 15h – 18h

Sapateado

Coordenação Michel e Kimberley Ribeiro
Quarta, 4 Junho, 15h – 18h

Inscrições

Por favor, envie as seguintes informações para o seguinte email: umteatroemcadabairro.cjardimestrela@cm-lisboa.pt

– Nome
– Email
– Contacto telefónico
– Indique no mínimo duas sessões que tem disponibilidade e preferência para frequentar..
– Experiência anterior em áreas de expressão: movimento, dramática, musica.
– Alguma limitação física ou condição médica relevantes.

Máximo de participantes por cada oficina: 25 pessoas
Participação gratuita.

Teatro Espelho da Vida

Coordenação: Maria José Baião
Quarta, 9 Abril, 15h – 18h

Laboratório dedicado à história do teatro e à sua importância através dos tempos, desde a origem das origens até à atualidade. Partindo de documentos históricos e do livro Teatro em Portugal, da autoria de Maria José Baião, pretende-se embarcar numa viagem que fará uma abordagem cronológica à reforma de Garrett e ao processo de trabalho na arte de interpretar.

A Voz e o Corpo

Coordenação: Júlia Guerra e Carlos Nery
Quarta, 23 Abril, 15h – 18h

Tomando a voz como ferramenta de trabalho e de comunicação, este Laboratório começa por uma introdução à potencialidade e versatilidade da voz no teatro. Através de exercícios práticos, individuais e em grupo, iremos trabalhar as várias técnicas vocais, a respiração, a expressão, a entonação e o ritmo.

A partir de dois grandes teóricos do Teatro do século XX, Bertolt Brecht e Antoine Artaud, esta oficina irá abordar estas duas linhas de trabalho, explorando o gesto social, a distanciação, a empatia do ator e a consciência de todo o corpo quando em palco, onde cada detalhe está a ser observado pelos espectadores.

 

Chapéus há Muitos

Coordenação: Paula Bárcia e Catarina Rico
Quarta, 7 Maio, 15h – 18h

Este teatro/jogo interativo ao ar livre é uma experiência lúdica e criativa, onde os participantes assumem papéis atribuídos ao acaso e recriam situações diversas. A atividade incentiva a expressão corporal, improvisação e trabalho de grupo, proporcionando momentos de experimentação e de diversão.

A Pessoa da Pessoa na minha Pessoa

Coordenação: Elisa Worm e Maria Emilia Castanheira
Quarta, 14 Maio, 15h – 18h

A partir de um ponto do corpo e de adereços cénicos, vamos elaborar um movimento improvisado e individual para criar uma coreografia onde se constrói uma ligação entre os participantes, utilizando e procurando uma linguagem própria.

Através da escuta corporal e da observação, os movimentos vão-se interligando, formando uma sequência coreográfica única, sem imposições rígidas, mas guiada pela intuição e pela resposta do grupo.

Sapateado

Coordenação: Michel e Kimberley Ribeiro
Quarta, 4 Junho, 15h – 18h

Michel e Kimberley Ribeiro, professores experientes de sapateado e de dança, conduzem este Laboratório num crescendo de passos básicos de sapateado, até chegarem a uma coreografia completa em grupo, trabalhando o ritmo, a coordenação e a musicalidade.

Notas biográficas

Maria José Baião

Licenciada em Filologia Românica e detém mestrado em Estudos Superiores de Teatro pela Univ. Clássica de Lisboa. Frequentou as Univ. de Barcelona (bolseira do Gov. Espanhol) e Genéve. Possui o curso de Teatro do Conservatório Nacional. Tem vasta experiência profissional em Rádio e na RTP; no palco, integrou as companhias do Teatro Monumental; TEL; T. Ibérico; ACARTE; T. Politeama ; P.Palco de Lisboa; T.do Vestido, etc. Faz parte da Companhia Maior desde 2014.

Paula Bárcia

Foi professora de História na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Produtora de acções de História ao Vivo e de espectáculos de teatro e dança. Autora de literatura juvenil e vídeos. Colaborou com companhias como Grupo de Teatro de Letras, A Barraca, Artistas Unidos e Companhia Paulo Ribeiro.

Maria Emília Castanheira

Cursou Teatro – Formação Actores do ex-Conservatório Nacional. Paralelamente à vida profissional como jurista, participou em vários projectos artísticos, inúmeras performances,  em programas da RTP2 e no teatro trabalhou, entre outros, com os encenadores Fernanda Lapa, Rogério de Carvalho, Paulo Filipe Monteiro, Antonino Solmer, Adolfo Gutkin, Jorge Listopad, José Carretas, Ana Paula Eusébio, João Mota. Faz parte da Companhia Maior desde 2014.

Júlia Guerra

Começou o seu percurso artístico como intérprete de Teatro Radiofónico na ex.EN/RDP; foi apresentadora de vários programas na RDP/RTP e na Antena 1. Fez estágio na BBC. Tem integrado elencos de filmes nacionais e internacionais e de séries televisivas portuguesas. Está na Companhia Maior desde a sua criação, em 2010. É formadora freelancer em “Técnicas Vocais”, “Arte de Dizer” e “Apresentações em Público” desde 1987.

Catarina Rico

Trabalhou na ANA EP, desde 1974 onde desenvolveu diferentes cargos. Desenvolve a sua atividade como atriz em imagem e publicidade desde 2003 para televisão. Frequentou o Curso de Actores com Rita Alagão o curso de Castings com Patrícia Vasconcelos. Entrou na CM em 2016.

Michel

Começou a sua formação artística em Paris, estudou acordeão com Josianne Le Goff e sapateado na École de Claquettes Jean-Pierre Cassel. Como bailarino, coreógrafo, ator e músico, trabalhou em diversos países e participou regularmente em Portugal em programas televisivos de variedades. Foi professor na Escola de Dança do Conservatório Nacional e autor de diversos espectáculos onde se fundem a música, a dança e o teatro.

Carlos Nery

A sua primeira experiência de encenação foi na Guiné, durante a guerra. Encenou várias peças no Primeiro Ato e no Sindicato dos Bancários. Participou como ator no TEP, no CITAC, na Guilherme Cossoul, na Cornucópia e na Companhia Maior desde a sua criação.

Elisa Worm

Foi bailarina e coreógrafa. Fez parte do Ballets de Lisboa, do Grupo Experimental de Bailado, Oldenburg Stadttheater, Berlim Schloss Theater e Ballet Gulbenkian. Foi professora de técnica de Dança Clássica e Presidente do Conselho Directivo da Escola de Dança de Lisboa. Foi fundadora do Dança Grupo, 1º Grupo Independente e do Ballet Contemporâneo do Norte.

Kimberley Ribeiro

Formou-se no Conservatório de Música de Boston e trabalhou com a Companhia Boston Dance Theatre. Radicou-se em Lisboa onde integrou a Companhia “Verde-Gaio”. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado, em 1977, onde desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional como bailarina, ensaiadora e Tour Manager. ​É professora de aulas de carácter na Escola Profissional de Setúbal​ e faz parte do elenco das Nossas Danças. Está na Companhia Maior desde a sua criação.