Maria Emilia Castanheira

Brief info

Licenciada em Direito. Cursou Teatro - Formação Actores do ex-Conservatório Nacional. Cursos de castelhano e italiano, nos Instituto Cervantes e Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Paralelamente à vida profissional como jurista, participou em vários projectos artísticos, inúmeras performances e em programas RTP2 de e com Alberto Pimenta em A ARTE DE SER PORTUGUÊS realização de Jorge Listopad, 6 ÁREAS PARA CESÁRIO, realização Cecília Netto; FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, de Odon Von Horvath, realização de Mª João Rocha.

No teatro trabalhou, entre outros, com os encenadores Fernanda Lapa, Rogério de Carvalho, Paulo Filipe Monteiro, Antonino Solmer, Adolfo Gutkin, Jorge Listopad, José Carretas, Ana Paula Eusébio, João Mota; Em obras de que destaca Gorki, Tchekhov, Molière, Yannis Ritsos, Brecht, Tadeusz Rózewicz, Ésquilo, Mia Couto, Jean-Claude Grumberg, Ascanio Celestini, Denise Bonel, Shakespeare, Pedro Penim e Joana Craveiro.

Prevista para 2022 a reposição das interpretações de NOME: Natália, de Ana Paula Costa, em que protagonizou Natália Correia ( e em 2023, pelo centenário desta) e da Metade da Lua, de Juliana Tavares, com o Tresmaisum Teatro.

Faz parte da Companhia Maior desde 2014 e participou nos seguintes espetáculos:
2015 - Força, de Filipa Francisco
2016 - Sonho de uma Noite de Verão, de Tónan Quito
2017 - Humor Maligno, de Pedro Penim
2018 - Mapa Mundi, de Joana Craveiro
2018 - Um de Nós, de Peter Vandenbempt (digressão)
2019 - Cordéis Minimalistas, de João Mota
2019 - O Lugar do Canto está vazio, de Sofia Dias e Vitor Roriz

© Companhia Maior