Causa Maior

Causa Maior

CAUSA MAIOR é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change“. Tem como objetivo conhecer e refletir sobre a dimensão social da Companhia Maior, propondo demonstrar esse valor. O projeto desenvolve-se ao longo de três anos em três eixos distintos, complementares e interdependentes, pretende ampliar as vozes das pessoas e do trabalho artístico e crítico da Companhia Maior e abre pistas para outras leituras e para outros lugares do envelhecimento, contribuindo para o debate de políticas públicas mais adequadas para a saúde e bem-estar dos idosos.

Os três eixos de ação concentram-se na Criação e Expansão, Avaliação de Impacte e Comunicação e Advocacia.

O primeiro eixo inclui criação nas artes performativas, cruzando a orientação de artistas convidados com o contributo criativo de artistas com mais de 60 anos (uma reposição e duas novas criações) e a apresentação numa rede de teatros empenhados em desenhar a programação a partir de relações de proximidade com a comunidade local. As apresentações das obras da CM articulam-se com atividades complementares de formação e reflexão que vão ao encontro das necessidades da comunidade e da companhia.

O segundo eixo – Avaliação de Impacte – contempla uma vertente retrospetiva de avaliação da Companhia Maior na qualidade de vida dos seus membros e vertente prospetiva através de estudo longitudinal durante os 3 anos, com realização de workshops de reflexão, entre outros métodos de investigação, a realizar pela A3S.

O terceiro eixo corresponde ao desenvolvimento de atividades de debate e conferência utilizando a atividade da Companhia Maior como objeto de estudo, comunicação e advocacia dos impactos do prolongamento da atividade artística na idade maior, assim como debater questões associadas à situação laboral.

Com CAUSA MAIOR, o projeto artístico da Companhia Maior ganha novos contornos aumentando o número de apresentações dos objetos artísticos criados e estendendo-os a novas geografias. É o caso da digressão nacional em 2021, que vai do Porto a Loulé passando por Coimbra e pelo Cartaxo. Desafios na dimensão artística também se propõem com a criação de Ricardo Neves-Neves para o São Luiz Teatro Municipal, em 2022, direcionada para um público abrangente e intergeracional.

CAUSA MAIOR vai ainda permitir estruturar o posicionamento de advocacy sobre questões de envelhecimento, idadismo e políticas públicas.

O projeto assenta numa rede de intervenientes:

  • A Companhia Maior, com o seu elenco constituído por um grupo de pessoas com saberes, formações e experiências de vida e profissionais diversas, traz ao projeto um dinamismo particular através da sua participação, entrega e motivação nas criações. A Companhia Maior garante ainda a direção artística, o planeamento, execução, controle das atividades, comunicação e articulação entre parceiros.
  • A A3S que assume a elaboração do estudo de impacte da Companhia Maior e a coordenação social do projeto Causa Maior, participando em reuniões de coordenação com a entidade promotora, dinamizando sessões de avaliação anuais com os agentes diretamente envolvidos no projeto (atores, artistas convidados, equipa da Companhia Maior, profissionais de comunicação, entre outros) e apoiando à programação de workshops e conferência final.
  • Os autores convidados (Ricardo Neves-Neves, em 2022, e Aldara Bizarro, em 2023) que assumem as criações ao ritmo de uma por ano.
  • Coprodutores e espaços de acolhimento

Atividades

2021 - O Lugar do Canto está Vazio - Sofia Dias & Vitor Roriz - digressão

CARTAXO

12 a 17 Julho
Residência, Coord. Mário Afonso – Centro Cultural do Cartaxo
13 julho
Oficina de dança De Corpo Inteiro, com Kimberley Ribeiro e Michel, no Centro Cultural do Cartaxo.
17 julho
Ensaio Aberto Centro Cultural do Cartaxo, seguido de conversa com moderação de Elisabete Paiva, da Materiais Diversos, com a participação de Sofia Dias, Vitor Roriz e elenco.

PORTO

23 julho
Apresentação Teatro Municipal Rivoli, seguida de conversa moderada por Paula Varanda, com a participação de Joana Marques, da A3S, e elenco.

COIMBRA

25 Agosto
Oficina de dança De Corpo Inteiro, com Kimberley Ribeiro e Michel, na igreja do  Convento de São Francisco.
26 Agosto
Debate Conversa Maior moderado por Margarida Pedroso Lima, com a participação de Paula Bárcia, Catarina Saraiva, Adriana Campos e Luís Pedro Madeira, na Sala Almedina, do Convento de São Francisco.
27 agosto
Apresentação no grande auditório do Convento de São Francisco, integrado no Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021.

LOULÉ

22 setembro
Oficina de dança De Corpo Inteiro, com Kimberley Ribeiro e Michel – Vilamoura
23 setembro
Apresentação Cine-Teatro Louletano, seguida de conversa, moderada por Rosanna Barros, docente e investigadora da Universidade do Algarve, com a participação de Mário Afonso e elenco.

Outras atividades:

Encontro Causa Maior

CARTAXO

23 e 24 Fevereiro 2023
Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

Oficina de Dança e Música com Coord. de Kimberley Ribeiro e Michel com grupo participante da iniciativa Viver Mais, Viver Melhor

Oficina de Sapateado por Michel para turma do 9ºano da Esc. Marcelino Mesquita

Laboratório para Técnicos Locais, coordenação da Associação A3S, assistidas por Cristina Gonçalves e Paula Bárcia.

Pequeno Auditório Centro Cultural Cartaxo

Apresentação do Documentário Transatlântico – Criação artística e desconstrução do idadismo (20”). seguido de debate com moderação de Paula Varanda, e participação de Luisa Veloso e Carlota Quintão (A3S), Cristina Gonçalves, Elisa Worm e a Vereadora da Área da Cultura e Desporto da Câmara Municipal do Cartaxo, Maria João Oliveira.

Conferência Causa Maior

23 e 24 Novembro 2023
Centro Cultural de Belém

2022 - Transatlântico - Ricardo Neves-Neves + Atividades Paralelas

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

23 a 26 Junho
4 Apresentações Transatlântico

24 Junho
Oficina de Dança e Música
Coord. Kimberley e Michel

25 Junho
Debate com Maria José Fazenda, Paula Varanda, Ricardo Neves-Neves, Sara Brighenti e Sibila Marques

26 Junho
Oficina de Rádio
Coord. Júlia Guerra, Carlos Fernandes e Mário Figueiredo

2 Junho
Ensaio Comentado com Ricardo Neves-Neves dirigido a escolas de Teatro e Música

CINE-TEATRO LOULETANO

8 e 9 Julho
2 Apresentações Transatlântico

9 Julho
Conversa Pós-Espetáculo com Ricardo Neves-Neves, Paula Varanda e elenco

 

2023/24 - Nova Criação de Aldara Bizarro

GUIMARÃES

6 a 11 Setembro 2022

Realização de Residência Artística no Centro de Criação de Candoso, com o apoio d´A Oficina.

Aula Aberta com Aldara Bizarro para grupo participante do projeto Fazer Presente, no Teatro Jordão

Oficina de Dança e Música, por Kimberley Ribeiro e Michel, ao ar livre, na praça central de Guimarães

Apresentação do resultado dos dias de trabalho da residência artística, Teatro Jordão

LISBOA

1 e 2 Dezembro 2022
Oficina com Aldara Bizarro – Biblioteca de Alcantâra

Avaliação de Impacte

O projeto Causa Maior tem como objetivo conhecer e refletir sobre o valor social da Companhia Maior, com a intenção de demonstrar publicamente esse valor, aspirando a influenciar políticas públicas em prol da melhoria das políticas de envelhecimento ativo e do combate ao idadismo.

A3S

A A3S é parceira do Causa Maior na sua conceção, acompanhamento e auto avaliação. Tem o papel de realizar um estudo sobre os impactos da Companhia Maior na qualidade de vida do seu elenco, tendo em conta os 10 anos de vida da associação. Simultaneamente, contribui para co coordenação do projeto nas suas vertentes de reflexão sobre o valor social da Companhia Maior e de construção de uma estratégia de advocacy e de influência nas políticas públicas, em torno das questões do idadismo e do envelhecimento ativo.

São objetivos da A3S elaborar um estudo de avaliação do impacto da Companhia Maior na qualidade de vida dos membros do elenco, através do desenvolvimento de uma metodologia de análise longitudinal; estruturar o posicionamento de advocacy da Companhia Maior sobre questões do envelhecimento ativo e do idadismo, sistematizando, refletindo e divulgando o património histórico da companhia; afirmar o posicionamento da Companhia Maior, alargando o seu campo de visibilidade e influência a novos públicos e novas geografias.