Conferência Internacional 2025

Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento

18 E 19 SETEMBRO
Loulé (vários espaços) e Faro (UAlg, Campus de Gambelas)

A conferência Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento propõe um encontro internacional e interdisciplinar dedicado a refletir sobre o contributo das artes para a qualidade de vida das pessoas seniores e para uma visão generativa da idade maior na sociedade. Através do diálogo entre investigação, práticas e políticas, a segunda edição desta conferência, visa aprofundar o discurso sobre envelhecimento criativo e reforçar o debate na esfera pública.

São temas centrais deste encontro o papel da criação e formação no envelhecimento saudável e na conversão de carreiras, bem como o estímulo à cidadania ativa e comunicação intergeracional e o combate ao idadismo e  isolamento social. Propõe-se refletir sobre a transformação e a mudança na terceira idade  questionando: como podem as práticas artísticas contribuir para redefinir o imaginário social da velhice? Que formas de resistência ou reinvenção se podem revelar na idade avançada? De que forma o envelhecimento pode ser entendido como potência estética, política e comunitária? Como desafiar o idadismo através de práticas artísticas e educativas? Que papel podem ter os artistas seniores na mediação intergeracional? E como garantir que as políticas culturais asseguram uma cidadania plena nestas fases da vida?

A conferência cruza os campos das artes visuais e performativas e das ciências sociais e humanas, fomentando um espaço de investigação interdisciplinar aliado à prática cultural,  tendo como programa a key note de Farrel Renowden (especialista em creative ageing no Reino Unido), duas oficinas de prática com a Companhia Maior e quatro paineis com participantes de diversos centros de investigação de Universidades dos Açores, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho e Porto e coordenadores de projetos desenvolvidos com a comunidade, através de associações e instituições públicas e privadas.

Pretende-se dar visibilidade a casos e estudos exemplares, conhecer diferentes metodologias e demonstrar aplicabilidade a políticas e práticas organizacionais nas áreas da cultura, saúde e bem-estar, ação social e educação. Propõe-se assim desenvolver  uma reflexão coletiva sobre questões fundamentais para a idade maior e para as instituições e profissionais que com ela se relacionam, afirmando o valor do eixo  arte-educação-cultura como força de cidadania ativa, dignidade e sentido de pertença.

Farrell Renowden

KEYNOTE

Especialista em Creative Ageing sedeada no Reino Unido, é uma líder cultural experiente, cujo trabalho abrange 15 anos de interseção entre criatividade, envelhecimento e justiça social. A sua prática é alicerçada num processo de coprodução, investigação participativa e mudança sistémica, defendendo a equidade, representação e sentido de pertença através do envolvimento criativo e cultural. Entre maio de 2023 e maio de 2025 foi diretora da CADA – Creative Ageing: Development & Agency Sector Support Organisation.

Comissão Científica

Dália Paulo (CEAACP – UC / UAlg, Universidade do Algarve)
Feliciano Vilar (Departamento de Cognição, Desenvolvimento e Psicologia da Educação – UB, Universidade de Barcelona)
José Soares Neves (OPAC / CIES – ISCTE – IUL, Instituto Universitário de Lisboa)
Josélia Fonseca (FCHS – UAc, Universidade dos Açores)
Maria José Fazenda (CRIA – ISCTE – IUL / ESD – IPL, Instituto Politécnico de Lisboa )
Miriam Tavares (CIAC – FCHS – Ualg, Universidade do Algarve)
Paula Varanda (Companhia Maior / IHA – NOVA FCSH / IN2PAST, Universidade Nova de Lisboa)
Rafael Alvarez (Body Builders)
Raquel Ermida (Companhia Maior / IHA – NOVA FCSH / IN2PAST, Universidade Nova de Lisboa)
Stella Bettencourt da Câmara (ISCSP – UL, Universidade de Lisboa)
Rudolfo Quintas (CIAC – FCHS – UAlg, Universidade do Algarve)

Organização

  • Companhia Maior
  • Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
  • Câmara Municipal de Loulé / Cineteatro Louletano
  • CEAD – UAlg, Universidade do Algarve

Este evento é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UID/05739, do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária e UIDB/00417, do Instituto de História da Arte – NOVA FCSH.

Organização:

Imagem: O Lugar do Canto está Vazio, de Sofia Dias e Vitor Roriz, 2019 Foto © Bruno Simão

© Companhia Maior