Sobre o Arquivo

Este projeto reúne, cataloga, digitaliza e reproduz um arquivo de documentos de todos os anos de trabalho da Companhia Maior. O arquivo provoca e resulta da organização sistemática e rigorosa da sua memória feita de um trabalho realizado em Portugal, apresentado em Teatros de referência e em colaboração com artistas com carreiras consolidadas no contexto interdisciplinar da criação contemporânea.

 

As artes performativas, e neste caso particular a criação contemporânea de dança e teatro, são extremamente vulneráveis ao desaparecimento pela natureza imaterial e concretizada em acontecimentos efémeros. Tratar e disponibilizar o espólio documental desta Companhia, com vista à sua conservação para disponibilização futura, é um ato de resistência e uma prova de vitalidade, contra o esquecimento.

 

Para a conceção e realização do arquivo foi feita uma pesquisa sobre o tratamento de dados para catalogação empregue por museus, bibliotecas e outras associações culturais em Portugal, bem como uma análise teórica de questões sobre a documentação do património imaterial e as práticas de arquivo da arte performativa contemporânea.

 

O arquivo digital da Companhia Maior está organizado por obra e por ordem cronológica. Para cada obra, existe um conjunto de materiais distribuídos por cinco categorias: materiais de comunicação, fotografias, vídeos,  textos e materiais de trabalho dos autores. Dentro das categorias poderá encontrar subcategorias de modo a pormenorizar os conteúdos de cada uma. Para algumas categorias, verificou-se a necessidade de criar ainda sub-subcategorias.

 

Foi atribuída uma referência para cada material partindo de abreviaturas geradas para o nome das categorias, subcategorias e sub-subcategorias às quais pertence. A referência inicia com o número da obra – definido em função da ordem cronológica de criação -, seguido da abreviatura da categoria, depois a abreviatura da subcategoria e por último, quando se aplicar, a abreviatura da sub-subcategoria. Havendo mais ficheiros dentro de um mesmo local, eles serão numerados, estando o número no final da referência.

 

Na secção de pesquisa geral os conteúdos poderão ser procurados transversal e categoricamente.

Explorar este arquivo é fazer uma viagem pelo histórico da Companhia Maior através de um conjunto de registos que compõem a sua memória de trabalho de 2010 até 2022.

Sejam muito bem vindos!

 

Equipa:
Coordenação Científica: Paula Varanda (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST e Direção Companhia Maior)
Consultoria: Paula Bárcia (Elenco Companhia Maior)
Web Design: Sofia Baptista (Coordenação Executiva Companhia Maior)
Bolseira de investigação: Raquel Magayevski 

Apoio Técnico: Verónica Guerreiro – Bloco D

 

Este arquivo foi viabilizado com o apoio do programa em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar – da Direção-Geral das Artes com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa e financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., através do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, no âmbito do IHA seed-project “Arquivo Companhia Maior” [UIDB/00417/2020].

Descarregue aqui o manual de navegação

Caso encontre no Arquivo Digital da Companhia Maior conteúdo da sua autoria, e caso não tenha sido contactado para este efeito, o que significa que não conseguimos identificar ou localizar o respetivo autor, por favor entre em contacto connosco.

 © Todos os direitos reservados.