N. 1954, Guarda. Formou-se em Direito e trabalhou no Tribunal de Contas, como Auditora, durante mais de 40 anos. Em 2011, pela mão de Madalena Vitorino, experienciou o palco do Teatro da Trindade com o espetáculo “Vale”. Desde então a vontade de voltar aos palcos foi crescendo e teve a oportunidade de participar em diversos espetáculos produzidos pelas companhias de teatro “O Bando”, “Circolando” e “Trigo Limpo teatro ACERT”. Trabalhou com os encenadores Madalena Vitorino, Ana Borralho & João Galante e Cristina Carvalhal. Em Julho de 2013, integrou o elenco da peça IBSEN, com encenação de Cristina Carvalhal, em cena no Teatro da Trindade, no âmbito do Festival Internacional de Teatro de Almada. Integra o elenco da Companhia Maior, desde Março de 2014.
N. 1944, Luanda. Frequentou a Faculdade de Ciências. Cumpriu o serviço militar na Guiné. Formaçãoo profissional: sonorizador, locutor, relator desportivo e jornalista. Trabalhou na ex Emissora Nacional, Radiodifusão Portuguesa, RDP. Sonorizador dos Parodiantes de Lisboa. Sonorizador no Rádio Clube Português. Locutor e jornalista nos Emissores Associados de Lisboa. Sonorizador de cinema. Cursos na BBC em Londres e em Paris na Rádio France. Locutor do programa das Forças Armadas na Guiné. Sonorização de diversas peças de teatro em Lisboa. Workshop de teatro na Dramax Oeiras, com Sofia Alves e Celso Cleto. Workshop teatro no Grupo Nova Morada em Paço de Arcos, com Nuno Loureiro. Integra o elenco da Companhia Maior, desde Março de 2014.
Fez parte do TEP, onde foi dirigido por António Pedro, e do CITAC, onde participou como ator em diversos espetáculos sob a direção de Luís Lima. Em 1963, interpretou Gus, personagem de O Monta-cargas, na primeira apresentação de uma peça de Harold Pinter em Portugal. A sua primeira experiência de encenação foi na Guiné, durante a guerra. Mais tarde pertenceu à direção do Primeiro Ato, onde encenou A Cantora Careca de Ionesco e Woyzeck, de Buchner. Encenou, no Sindicato dos Bancários, A exceção e a Regra, de Bertold Brecht. Com a Cornucópia participou como ator, em Casimiro e Carolina de Orvath e na reposição de AhQ, de Jourdheuil. Faz parte do elenco da Companhia Maior desde a sua criação.
Os últimos quarenta anos, foram dedicados a trabalhar na ANA EP, onde desde 1974, desenvolveu sempre diferentes cargos. No ano 2003, foi convidada pela Ana Wilson, para frequentar o curso da escola de modelos, concluindo o mesmo com sucesso, o que permitiu desenvolver um gosto muito especial, por este tipo de atividade. Entre outros cursos, frequentou três níveis do Curso de Actores, monitorizado pela actriz Rita Alagão.Efetuou o curso de Castings, com a monitora Patrícia Vasconcelos. Em 2016 estreia-se na Companhia Maior, no espectáculo Sonho de Uma Noite de Verão, com encenação de Tónan Quito.
Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Inglês e Alemão no Ensino Oficial durante quarenta anos. Autora e coordenadora de vários projetos de escola, nas áreas de emigração e dança. Cofundadora do movimento “De Outra Maneira”. Está na Companhia Maior desde a sua criação.
Dividiu a sua carreira profissional entre a atividade de chefe de cozinha e o interesse pelo teatro, tendo realizado ao longo dos anos vários workshops na área do teatro e da voz. Participa regularmente em projetos de publicidade e de teatro. É o membro mais recente da Companhia Maior, tendo desenvolvido neste contexto diversas formações e workshops na área do teatro, dança e voz e colaborado com artistas convidados da companhia.
O seu percurso profissional foi como bailarina e coreógrafa. Começou os seus estudos em Portugal e mais tarde ingressou na Royal Ballett School. Fez parte do Ballets de Lisboa, do Grupo Experimental de Bailado, Oldenburg Stadttheater, Berlim Schloss Theater e Ballet Gulbenkian, sob a direção de Walter Gore e Milko Sparembleke. Foi professora de técnica de Dança Clássica e assumiu o cargo de Presidente do Conselho Diretivo da Escola de Dança de Lisboa. Foi fundadora do Dança Grupo, 1º Grupo Independente e do Ballet Contemporâneo do Norte. Faz parte do elenco da Companhia Maior desde 2011.
Com uma pós-graduação em Teoria da Cultura Visual, a sua experiência divide-se entre a Dança e o Teatro. Como bailarina, participou em coreografias de Liliane Viegas, Rui Horta, Benvindo Fonseca e Paula Careto, entre outros. Como actriz, foi dirigida por Ruy de Matos, Nicolau Breyner, Philipe Genty, António Feio e Tiago Rodrigues. Desempenhou ainda várias funções nas áreas da direção de cena, adereços, figurinos e produção de espectáculos. Em cinema, foi dirigida por António Macedo e António-Pedro Vasconcelos. Mais recentemente tem participado regularmente como atriz, em ficções televisivas de diversos canais. Está na Companhia Maior desde a sua criação.
N. 1952, Santarém. Desde muito cedo interessou-se pelo palco, participando com regularidade em projetos teatrais. Enquanto empregado bancário, foi mantendo contacto com o teatro através dos grupos de teatro amador da terra natal, até que em 1988 é membro fundador do “BEScénico Teatro de ensaio” do Grupo Cultural do BES, onde exerceu as funções d diretor artístico, produtor e ator, até à idade de reforma. A partir daí, cursou em 2002/2003 a “Oficina Atores “, curso de formação de atores para cinema e TV da NBP, assim como outras formações, tendo participado em vários projetos televisivos e cinematográficos. Em 2010/2011 faz o 1º ano de mestrado em “artes performativas e interpretação“, no ESTC. Integra o elenco da Companhia Maior, desde Março de 2014.
Nasceu em 1944. Trabalhou nos CTT e na TAP, tirou um mestrado em Literatura Portuguesa, participou em espetáculos de teatro, em filmes e telenovelas. Integra o elenco da Companhia Maior desde 2011.
É atriz e integra a Companhia Maior Associação Cultural desde a sua criação, em 2010, e foi vogal da direção de 2016 a 2020. Tem integrado elencos de filmes nacionais e internacionais e de séries televisivas portuguesas. Durante onze anos integrou a Direção da Apoiarte/Casa do Artista. Começou o seu percurso artístico como intérprete de Teatro Radiofónico na ex.EN/RDP; também foi leitora de poesia, apresentadora de concursos e espetáculos de música ligeira e clássica na RDP/RTP. Fez estágio na BBC. Foi “A Voz” escolhida pelos TLP e sua congénere alemã para o Serviço de Horas em Portugal (1973). Desenvolveu trabalho como produtora, realizadora e apresentadora de vários programas da Antena 1, onde chefiou o departamento “Entretenimento”. Foi formadora em “Técnicas Vocais”, “Arte de Dizer” e “Apresentaçõs em Público” desde 1987. É autora do livro de Memórias “Visitas da Noite” 2020.
N. EUA. Formou-se no Conservatório de Música de Boston e trabalhou com a Companhia Boston Dance Theatre. Após uma segunda digressão pela Europa decidiu radicar-se em Lisboa onde integrou a Companhia “Verde-Gaio”. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado, desde a sua fundação em 1977, onde desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional como bailarina, ensaiadora e Tour Manager. Foi professora de aulas de carácter na Escola Profissional de Setúbal e faz parte do elenco das Nossas Danças. Pontualmente faz publicidade, filmes e promoções como modelo. Está na Companhia Maior desde a sua criação.
No seu percurso profissional destaca-se o trabalho como jornalista e apresentadora de programas na RTP, durante mais de 20 anos, tanto na área da informação como do entretenimento. Paralelamente, teve varias experiências profissionais como atriz em teatro e cinema. Tem formação artística diversificada, nomeadamente na área da dança. É autora de vários livros de ficção e não ficção. Está na Companhia Maior desde a sua criação.
N. 1950, Lisboa. Licenciada em Direito. Curso Teatro -Formação Atores no ex- Conservatório Nacional, Lisboa (1979/81). Curso de Linguas Instituto Cervantes e Instituto Italiano. Foi Jurista na CGD. Como Actriz trabalhou com Rogerio de Carvalho, Fernanda Lapa, Paulo Filipe Monteiro, Adolfo Gutkin, Antonino Solmer, Eduarda Dioni´sio, Jose´ Carretas, Jorge Listopad, Joao Mario Grilo, em obras como Pequenos Burgueses de Gorki, Três Irmãs e Tio Vania de Tchekhov, Heterofonia de Alberto Pimenta, Avarento de Moliere, Sonata (monologo) de Yannis Ritsos, Horários e Coriáceos de Brecht, Kartoteka de Tadeusz Rozewicz, Prometeu Agrilhoado de Esquilo, Na minha rua ninguém passa de J.Carretas, Dois corações e uma caligrafia de Mia Couto, Ça Va? de Jean-Claude Grumberg. Desde 1980 interpreta performances de e com Alberto Pimenta, bem como interpretou na RTP2 a série A Arte de Ser Português, 6 Áreas para Cesário Verde, com autoria do poeta AP, para além de Fé, Esperança e Caridade, de Odon Von Horvath com realização Maria João Rocha. Integra a Companhia Maior desde 2014.
N. 1946. Tem Mestrado em Jornalismo (Comunicação Oral). Trabalhou na RTP de 1966 a 2004. Foi Locutora/Apresentadora/Realizadora de Programas e a partir de 1977, passou a Jornalista/Pivot. Em 1980, também como Jornalista/Pivot, foi requisitada pelo Governo de Macau para servir naquele território, na TDM – Teledifusão de Macau, de 1983 a 1987. Para alem de teatro radiofónico, trabalhou no Teatro Trindade, com direção de Cucha Carvalheiro, Catarina Goncalves e Cristina Carvalhal. É encenadora de um grupo de teatro amador, Imprensa Nacional Casa da Moeda, que participou no Festival do Malaposta 2013. Participa frequentemente em telenovelas e series, bem como em publicidade e dobragens. Integra a Companhia Maior desde 2013.
Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa: área curricular do mestrado em Estudos Ibéricos/ Estudos Superiores de Teatro (2003/2005); Licenciatura em Filologia Românica; Universidade de Barcelona e Genéve: formação complementar nas áreas das línguas e literaturas espanhola e francesa. Curso de Teatro /Arte de Dizer do Conservatório Nacional. Experiência profissional na Rádio: Locutora, Jornalista, Teatro radiofónico, Realizadora de Programas, RDP-Antena1 (1976/90;2000/02), anteriormente, R.C.P, R.R., Rádio Clube de Moçambique. Na RTP: Atriz, Apresentadora, Voz – off (1962/72; 1982/89). Em espectáculos (1962/72; 1982/90; 2000/03; 2009/12): Atriz, dirigida por Ribeirinho; Couto Viana, em A Sapateira Prodigiosa, tendo recebido o prémio nacional “Maria Matos”; Luzia Maria Martins – Teatro Estúdio de Lisboa; Blanco Gil -Teatro Ibérico; Filipe La Féria – Fundação Calouste Gulbenkian e Politeama; Rui Luís Brás – Teatro Tivoli e Casino Estoril; João D´Ávila – Sociedade de Língua Portuguesa. Ensino e Cultura: Assessora para a área da Cultura, do Governo de Macau (1991/1999); orientação do workshop “Teatro e Sociedade” – Casa de Macau(2011); responsável pelos ciclos “Poetas Portugueses de Macau” e “Sentir Macau”- Delegação de Macau (2007/12). Professora profissionalizada do 8ªG/B, em diversas escolas do Ensino Secundário de Lisboa e Universidade de Macau. Integra o elenco da Companhia Maior desde 2014.
As suas primeiras experiências teatrais foram num grupo de jovens da Igreja da Ajuda. Aos 18 anos voluntariou-se na Força Aérea onde esteve 8 anos e começou a fazer o que gostava – rádio (Rádio Clube d’Angra, Rádio Clube do Úige e Rádio Clube de Moçambique). Quando se deu o 25 de Abril libertou-se do serviço militar e ingressou como Locutor na ex-emissora Nacional e por lá ficou na, mais tarde renomeada, RDP (onde foi realizador, chefe e principal, e diretor adjunto da Antena 2). Nos anos 80 frequentou a Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Nova, onde mais tarde foi docente e depois na U.A.L., atividade que acumulou com o trabalho na rádio. Foi autor e apresentador de vários programas na Rádio e na RTP (Concordo ou Talvez Não, entre outros). Em 1998 rumou a Sintra como Diretor do Departamento de Cultura, da Câmara Municipal de Sintra. Em 2008 regressou à Rádio depois de indigitado, e eleito, Provedor do Ouvinte. Faz parte da Companhia Maior desde 2017.
Artista conhecido do público português, começou a sua formação artística em Paris. Estudou acordeão com Josianne Le Goff e sapateado na École de Claquettes Jean-Pierre Cassel, continuando os seus estudos junto de mestres das duas áreas. Como bailarino, coreógrafo, ator e músico, trabalhou em diversos países. Em Portugal, alcança notoriedade através da participação em programas televisivos de variedades. Foi professor na Escola de Dança do Conservatório Nacional e autor de diversos espetáculos onde se fundem a música, a dança e o teatro. Está na Companhia Maior desde a sua criação.
Foi professora de História na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Produtora de ações de Historia ao Vivo e de espetáculos de teatro e dança. Autora de literatura juvenil e vídeos. Colaborou com companhias como Grupo de Teatro de Letras, A Barraca, Artistas Unidos e Companhia Paulo Ribeiro. Faz parte do elenco da Companhia Maior desde 2011.
Nasceu em França, filho de pai português e mãe espanhola, e fixou-se definitivamente em Portugal em 1941. Em Lisboa, dedicou-se ao ensino da língua francesa durante praticamente toda a sua vida. Frequentou as aulas de Teatro da UITI – Universidade Internacional para a Terceira Idade, sob a orientação do professor Carlos Melo. Fez parte do elenco do espetáculo Durações de Um Minuto, de Clara Andermatt e Marco Martins, e integrou a Companhia Maior, participando nos espetáculos Maior, de Clara Andermatt, e Iluminações, de Mónica Calle.
Ator em espetáculos dirigidos pelos encenadores Jorge Listopad, Rogério de Carvalho, Tiago Rodrigues, entre outros. Fez parte da Companhia Maior desde a sua fundação, tendo a sua última participação sido em 2016, no espectáculo Sonho de uma Noite de Verão, encenado por Tónan Quito.
Entre 1948 e 1953 integra o Grupo Cénico do Clube Atlético de Queluz coordenado, entre outros, por Stélio Gil. Desenvolve trabalho na área de Teatro e de leitura de Poesia com o qual realiza várias atuações. Integra o Grupo de Teatro “Peça a Peça”, da ADECAM (Junta de Freguesia de Campo Grande), até à sua dissolução em 2007. Entre outros, participa em O Canto do Cisne (extracto), de Anton Tchekhov, versão de Rui Sequeira, A Comunidade, de António Moncada Aristides Mendes, com encenação de Carlos Piecho. Ingressa em 2005 no Coro da ADECAM (Junta de Freguesia de Campo Grande), onde integra o naipe dos contraltos, dirigido pelo Prof. António Ramos, no âmbito do qual realiza apresentações públicas regulares. Frequenta em 2009 a disciplina de «Teatro» da Universidade Sénior São João de Deus, com a Profª Maria do Rosário. Frequenta as aulas de Dança de Salão da ADECAM (Junta de Freguesia de Campo Grande), Profª Joana Santos. Fez parte da Companhia Maior desde a sua fundação, tendo a sua última participação no espectáculo Sonho de Uma Noite de Verão, em 2016, com encenação de Tónan Quito.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema e o curso de especialização em Estudos Teatrais da FLUL. Professora do ensino secundário de Filosofia, Psicologia, Sociologia e Oficinas de Expressão Dramática. Frequentou Seminários e Oficinas com António Pedro, Adolfo Guthkin, Augusto Boal, entre muitos outros. Participou em vários espetáculos e encenou vários autores, dos quais destaca Gil Vicente, Strindberg, Florbela Espanca, Padre António Vieira e Alice Vieira. Autora de Manifestos de Teatro, artigos de índole filosófica, um monólogo teatral. Diretora da coleção Teatro no Cordel. Bolseira da Fundação Oriente para fotografar Teatro Clássico, no Japão. Fez parte do elenco da Companhia Maior desde a sua criação e a sua última participação foi em 2015, no espectáculo coreografado por Filipa Francisco, Força.
Foi professora universitária na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento e autora de diversas obras, a nível nacional e internacional, nomeadamente na área do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Em paralelo à sua atividade académica, inicia-se na técnica e composição de fotografia e na arte da improvisação, participando em diversas ações de formação.Fez parte do elenco da Companhia Maior desde a sua criação e a sua última participação foi em 2016 no espectáculo Sonho de Uma Noite de Verão, encenado por Tónan Quito.
Pertenceu ao Teatro Universitário do Porto. Estudou no Conservatório de Lisboa e na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto. Trabalhou com os encenadores António Calpi, Júlio Cardoso e António Capelo, entre outros. Dedicou-se à escrita e ensino de teatro para crianças. Escreveu os livros “Alice e o Abismo” e “O cão na Casa Verde”. Fez parte do elenco da Companhia Maior desde a sua criação e a sua última participação foi em 2015, no espectáculo coreografado por Filipa Francisco, Força.
Nasceu em Lisboa. Fez os estudos secundários nos Estados Unidos da América e licenciou-se em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretora de Serviços do Ministério da Cultura. É Presidente da Fundação Humberto Delgado. É autora e organizadora de diversas obras, entre as quais Portugal e a Guerra Civil de Espanha, Escritores Políticos de Siscentos, O General, A Tirania Portuguesa, Humberto Delgado: Eleições de 58, Memórias de Humberto Delgado. Fez parte do elenco da Companhia Maior desde a sua criação e a sua última participação foi em 2015, no espectáculo coreografado por Filipa Francisco, Força.
Nasceu em Moçambique, Maputo, a 29 de Março de 1942. Fez em Maputo a Escola Primaria e completou o Liceu. Em 1961, veio para Portugal, onde frequentou Engenharia Civil, nas Universidades de Coimbra e Lisboa. Trabalhou durante cerca de 40 anos, em execução de Obras Publicas, especialmente na construção de Pontes e Viadutos. É reformado desde os 65 anos. Fez parte da Companhia Maior desde 2014 , tendo a sua última participação sido no espectáculo Sonho de Uma Noite de Verão, em 2016, com encenação de Tónan Quito.
Luna Andermatt, nascida em Lisboa em 1926, foi uma das figuras pioneiras da dança clássica em Portugal. Estudou no Conservatório Nacional e, com bolsa do Instituto de Alta Cultura, formou-se na Royal Ballet School, em Londres. Fundou a Companhia Portuguesa de Bailado em 1961 e, mais tarde, o Centro de Estudos de Bailado no Teatro Nacional de São Carlos. Em 1977, ajudou a criar a Companhia Nacional de Bailado, onde foi diretora artística até 1984. Divulgou a dança também na televisão, ao lado de Vera Varela Cid. Recebeu a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Lisboa em 2013, ano em que faleceu, aos 87 anos. Foi uma pedagoga, criadora e intérprete que transformou a dança em Portugal. Participou nos espectáculos Maior de Clara Andermatt, 2011 e Iluminações de Mónica Calle de 2012.
Do seu percurso diversificado, destaca-se a sua atividade de artista plástico. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1959. Interessa-se também por teatro, onde intervém como cenógrafo e figurinista: A Exceção e a Regra, Farsa de Inês Pereira; e, em Grandezas e Misérias de um Maioral de Gado, também como autor da encenação. Fez parte da Companhia Maior desde a sua fundação, tendo a sua última participação sido no espectáculo Sonho de Uma Noite de Verão, em 2016, com encenação de Tónan Quito.